quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Retas paralelas cortadas por uma transversal Transversal
Duas retas paralelas cortadas por uma transversal Transversal é o nome dado à reta que cruza as retas paralelas. OBS: Pode haver mais de 1 transversal. Ângulos formados por duas retas paralelas cortadas por uma transversal Transversal Perpendicular às retas Quando a transversal for perpendicular às duas semi-retas paralelas retas todos os ângulos serão retos (de 90°)
Transversal não-perpendicular às retas Quando a transversal não for perpendicular às retas paralelas, haverá quatro ângulos agudos iguais e quatro ângulos obtusos iguais.
Tipos de ângulos e sua posição Colaterais: Estão no mesmo lado da transversal. Alternos: Estão em lados diferentes da transversal. Classificação Geral Colaterais internos: Estão do mesmo lado da transversal, entre as paralelas, a soma dos ângulos é 180° Colaterais externos: Estão do mesmo lado da transversal, fora das paralelas, a soma dos ângulos é 180° Colaterais adjacentes: Estão do mesmo lado da transversal, mas não na mesma região, apresentam o mesmo vértice, a soma dos ângulos é 180° Colaterais correspondentes: Estão do mesmo lado da transversal, mas não na mesma região e não apresentam o mesmo vértice, os ângulos são iguais Alternos internos: Estão em lados diferentes da transversal, entre as paralelas e não apresentam o mesmo vértice, os ângulos são iguais Alternos externos: Estão em lados diferentes da transversal, fora das paralelas e não apresentam o mesmo vértice, os ângulos são iguais Alternos comuns:Estão em lados e regiões diferentes da transversal e não apresentam o mesmo vértice, a soma de seus ângulos é 180° Alternos adjacentes: Estão em lados diferentes da transversal, mas na mesma região e apresentam o mesmo vértice, a soma dos ângulos é 180° Opostos pelo vértice: Estão em lados e regiões diferentes da transversal e apresentam o mesmo vértice, os ângulos são iguais. Complementares:são aqueles que, somados, resultam 90°. Ângulo reto: é o ângulo que medem exatamente 90°. Ângulo central: é o angulo cujo vértice é o centro da circunferência. Ângulo inscrito: é o ângulo cujo vértice pertence a uma circunferência e seus lados são secantes a ela. Ângulo Obtuso: é um ângulo cuja medida está entre 90 ° e 180 °. Ângulo Agudo: é o ângulo cuja medida é maior do que 0 e menor que 90 graus. Ângulo de meia volta ou raso: é o ângulo que mede exatamente 180º. Ângulo de uma volta: é aquele que mede 360º, ou seja, uma volta inteira. Correspondentes são os que estão do mesmo lado.(congruentes)
Regiões Interna: Entre a reta Externo: Fora da reta

Nenhum comentário:

Postar um comentário