segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sem medo dos números negativos
Uma régua de cartolina ajuda os alunos a entender que a escala numérica não começa no 0
Calcular 2 + 3 com a ajuda dos dedos não é tarefa das mais complicadas para as crianças que estão ingressando no mundo dos números. Quando, mais tarde, a conta vira 2 — 3, tudo muda de figura. Num primeiro momento, os alunos chegam a dizer que essa é uma questão impossível de ser resolvida. Para ajudá-los a fazer os primeiros cálculos envolvendo números negativos, a professora Leda Maria Bastoni Talavera, do Colégio Campos Salles, de São Paulo, utiliza uma régua operatória.

Feita de cartolina, ela é formada por duas retas numéricas que vão do —9 ao 9 e se movem para a direita e para a esquerda, permitindo resolver somas e subtrações. "Movimentando as escalas, o estudante compreende cada passo da operação e chega mais facilmente ao resultado", explica Leda.

A régua, construída pelos próprios alunos, é utilizada apenas nas duas primeiras aulas em que o assunto é abordado. "Depois que eles entendem o raciocínio acabam deixando o material de lado e fazem, sem dificuldade, até as contas com valores maiores."

Para a professora Ruth Ribas Itacarambi, membro do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino da Matemática, da Universidade de São Paulo, a régua operatória é uma ferramenta interessante por permitir a aprendizagem sem lápis nem caderno. "Quando manipula as lâminas, o jovem vê os componentes do cálculo de maneira concreta, prática sugerida pelos Parâmetros Curriculares Nacionais", afirma.

Veja como é fácil calcular

Acompanhe a resolução do exemplo abaixo:


1. Corte um retângulo de cartolina de 22 x 8 centímetros. Trace uma reta no centro e a gradue de —9 a 9, deixando 1 centímetro de espaço entre os números e nas pontas.

2. Em outro retângulo de 22 x 6 centímetros (cortado em cor diferente), abra uma janela central de 20 x 2 centímetros. Abaixo da abertura, trace uma escala numérica igual à anterior.



3.Sobreponha as duas partes e dobre as extremidades da maior sobre a menor.

4. Com a régua fechada, a posição dos números nas duas escalas tem de coincidir.


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